Jovens e adultos que têm a oportunidade de frequentar as atividades oferecidas pela Cáritas Santa Suzana são preparados para a vida. Além de reforço escolar, práticas esportivas e culturais, eles desenvolvem habilidades que os capacitam a entrar no mercado de trabalho.

Nos mais de 11 anos de atuação, cerca de 160 jovens e adultos saíram das salas de aula da Cáritas diretamente para escritórios, consultórios e bancos parceiros da instituição.

Os programas de capacitação profissional desenvolvem conhecimento na área de empreendedorismo, o que já incentivou jovens e adultos a abrirem seu próprio negócio.

Empreendendo ou conquistando vaga no mercado de trabalho, os alunos da Cáritas ganham independência financeira e descobrem perspectivas novas em suas vidas. Essa valorização tem impactos social e psicológico pois aumenta a auto-estima dos participantes e oferece a eles oportunidade de se destacar em suas comunidades.

Nos cursos e projetos da Cáritas, jovens e adultos participam de treinamentos em empresas, recebem orientação de marketing pessoal, e recursos humanos. Temas como ética, cidadania e comportamento social também são desenvolvidos e agregam conhecimento e desenvolvem valores fundamentais para o sucesso pessoal e profissional.

Oficinas de cabelereiro e cozinheiro são realizadas com o objetivo de capacitar os participantes a atuarem nesses segmentos, seja como prestadores de serviço seja como empreendedores.

Conheça alguns dos projetos de capacitação profissionais realizados na Cáritas Santa Suzana:

  • Aprendiz – Adolescentes de 15 a 18 anos são capacitados para o mundo do trabalho com aulas de português, inglês, matemática e informática. Recebem orientações de marketing pessoal, comportamento social, sexualidade, ética e valores morais. Fazem treinamento prático na empresa Valor Humano especializada em gestão de pessoas passando por várias áreas: recepção, arquivo, recursos humanos e almoxarifado.

  • Aprendiz BB – Serviços Bancários
    Com apoio do Banco do Brasil e validado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, adolescentes de 15 a 17 anos são capacitados para o mercado de trabalho com aulas de português, matemática e informática. Recebem orientação de práticas bancárias e de como trabalhar em grupo, além de noções de ética e cidadania. Os participantes assinam contrato de trabalho por dois anos, recebem salário, vale transporte, vale refeição e seguro saúde.

  • Empreendedorismo/Junior Achievement – Jovens na faixa dos 15 aos 18 anos são capacitados para desenvolverem capacidades relacionadas ao empreendedorismo. Recebem informações sobre o mercado de trabalho e noções básicas de finanças e negócios.

  • Empreendedorismo/Inglês – Aulas de inglês com temas relacionados ao tema do empreendedorismo, voltadas para adolescentes e jovens.

  • Inclusão Digital para Adultos – Adultos e famílias das crianças e adolescentes têm a oportunidade de receber capacitação profissional e noções básicas de informática.