O trabalho desenvolvido pela Cáritas Santas Suzana se estende às famílias de crianças e adolescentes atendidos nos seus diferentes programas com atuação na área de serviço e assistência social.

Com a participação de assistentes sociais e o apoio de estagiários, as famílias em situação de fragilidade são recebidas na sede da Cáritas Santa Suzana ou recebem visitas domiciliares.

De acordo com as circunstâncias identificadas no contato com a família, os profissionais da Cáritas Santa Suzana encaminham as pessoas ao Conselho Tutelar, às Unidades Básicas de Saúde e Educação ou ao mercado de trabalho.

Constatados casos de dependência química, a Pastoral da Sobriedade é acionada e oferece informacões a propósito do problema assim como orienta às famílias sobre os tratamentos possíveis.

Destaca-se dentre as atividades o progama Familiando voltado aos pais e responsáveis das crianças e adolescentes. Eles são convidados a participar de palestra e reuniões temáticas, além de encontros bimestrais com avaliações. Esse contato permite também que os programas sócio-educaticos sejam ajustados e avaliados levando em consideração os impactos na qualidade de vida das crianças, adolescentes e suas famílias.